O 1º Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de Pato Branco praticou o seu primeiro ato de registro no livro de transcrições das transmissões no dia 18 de junho de 1954.
A delimitação territorial da atual circunscrição compreende uma parcela do municÃpio de Pato Branco e o municÃpio de Bom Sucesso do Sul.
Por vários anos as instalações foram localizadas na Rua Osvaldo Aranha esquina com a Rua Assis Brasil.
Atualmente o 1º Serviço de Registro de Imóveis de Pato Branco está localizado na Rua Assis Brasil, nº 353, atrás da tradicional Lanchonete Sabiá. O horário de funcionamento e de atendimento ao público da serventia é das 8:30 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas, conforme determinação da Corregedoria da Justiça do Estado do Paraná.
A cada dia a equipe estuda e implementa medidas para a melhoria dos serviços prestados e do atendimento.
Ouvir as partes interessadas, orientar e dialogar são premissas da Serventia, contudo, sem jamais tangenciar a segurança jurÃdica e a legalidade.
Para o 1º Registro de Imóveis o aprimoramento contÃnuo é um desafiante dever que ele está sempre pronto a cumprir.
As relações jurÃdicas e sociais são dinâmicas e os registros devem acompanhá-las, seguindo junto com Pato Branco no caminho do crescimento institucional e da excelência.
A Comarca de Pato Branco foi criada pela Lei Estadual nº 1.542 de 14 de dezembro de 1.953 e instalada no dia 24 de abril de 1.954, de acordo com a Portaria nº 84/1954. O primeiro Juiz de Direito titular da nova Comarca foi o Dr. Hércules de Macedo Rocha.Â
De entrância final, o Foro Judicial é composto de cinco varas judiciais e OfÃcio de Distribuidor, Contador, Partidor, Avaliador e Depositário Público.
O Foro Extrajudicial é composto por: 1º Serviço de Registro de Imóveis, 2º Serviço de Registro de Imóveis, 1º Tabelionato de Notas, 2º Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto de TÃtulos, Serviço de Registro de TÃtulos e Documentos e Civil das Pessoas JurÃdicas e Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais. Além da sede, os Serviços Distritais de Itapejara DâOeste, Bom Sucesso do Sul e Vitorino.
Â
Renata da Costa Luz Pacheco Moutinho